Este não é um site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dicas para Curtir Porto Alegre


Aqui vai algumas dicas extraídas do site http://www.rotametropole.com.br/15dicas.htm para quem não vai conseguir viajar nessas férias.  Tem coisas bem legais que podemos fazer e lugares muito bonitos para conhecer bem aqui do lado: Porto Alegre. Vale a pena conferir!!

Dicas para Curtir Porto Alegre

Passeio no ônibus de dois andares da Linha Turismo é uma maneira agradável e acessível de conhecer os principais pontos de Porto Alegre. O city tour dura 80 minutos e proporciona uma vista panorâmica de mais de 20 atrativos em 11 bairros da capital. Com sistema de áudio em três idiomas e guia especializado, o ônibus se transformou em uma opção de lazer consagrada por turistas e porto-alegrenses de todas as faixas etárias. As saídas ocorrem de terça-feira a domingo no terminal localizado na Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa, mesmo local de venda dos bilhetes. No inverno, os embarques são às 9h, 10h30min, 13h30min, 15h e 16h30min. Durante a vigência do horário brasileiro de verão, o ônibus parte às 10h30min, 13h30min, 15h, 16h30min e 18h. Informações pelos telefones (51) 3212.1628 / 3212.3464.
Os parques são passagens obrigatórias para se conhecer um pouco mais os hábitos consagrados pelo porto-alegrense: a vida ao ar livre, a conversa descontraída e o inseparável chimarrão. Carinhosamente chamado de Redenção, os 40 hectares do Parque Farroupilha formam o mais antigo e popular ponto de encontro da cidade, com vários recantos. Aos sábados, recebe a Feira Ecológica e, aos domingos, o Brique da Redenção com suas barracas de artesanato, artes plásticas, antigüidades, alimentação e manifestações culturais. O Mercado do Bom Fim é outro atrativo. São também grandes áreas verdes da capital o Parque Moinhos de Vento (Parcão) e o Parque Marinha do Brasil, com a maior pista de skate do país.

A orla do Guaíba é um dos principais cartões postais de Porto Alegre. O pôr-do-sol, ícone da cidade, pode ser apreciado ao longo dos 15 quilômetros que separam a Usina do Gasômetro do Calçadão da Praia de Ipanema, na Zona Sul, local de caminhadas, passeios de bicicleta, esportes náuticos e disputados bares e restaurantes. Generoso, o pôr-do-sol no Guaíba pode ser visto também do terraço localizado no 4º piso do Centro Cultural Usina do Gasômetro.

As crianças não podem perder estas emoções: as “viagens” pelo universo oferecidas no Planetário, o passeio pelos jardins e o lago povoado de tartarugas do Jardim Botânico e a aventura proporcionada pelas exposições interativas do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, um dos mais importantes da América Latina. Há ainda o Mini-Zôo e os pedalinhos do Parque da Redenção, e a movimentada agenda cultural da cidade para o público infanto-juvenil, em teatro, exposições e cinemas.

No coração da cidade, a história e a cultura formam um museu a céu aberto. Inicie seu roteiro pelo Centro Histórico visitando o Mercado Público, o Chalé da Praça XV e o Paço Municipal. Dirija-se à Rua da Praia, confira a movimentação da tradicional Esquina Democrática, conheça o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, a Praça da Alfândega, o Memorial do RS, o Centro Cultural Santander e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). O roteiro histórico inclui ainda o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, a Casa de Cultura Mário Quintana, a Igreja das Dores e o Museu do Comando Militar do Sul. Na Praça da Matriz, centro cívico, administrativo, religioso e cultural do Estado, estão o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar dos Câmara e o Theatro São Pedro. O passeio não pode deixar de fora a Usina do Gasômetro, um dos mais conhecidos centros culturais da cidade localizado às margens do Lago Guaíba.

Caminho dos Antiquários tranforma-se em uma feira única aos sábados. As várias lojas de antigüidades localizadas nas tradicionais ruas Demétrio Ribeiro, Fernando Machado e Marechal Floriano encerram a semana com uma feira na Praça Daltro Filho, na confluência das três vias. Com a Ponte dos Açorianos como pano de fundo, a feira também tem música, teatro e outras atrações culturais. Todos os sábados, das 10h às 16h.

Os passeios de barco nos canais do Delta do Jacuí dão uma outra perspectiva de Porto Alegre. As embarcações partem de três pontos: no cais da Usina, os barcos Noiva do Caí (51 3211.7662/9838.0345), Seival e Turistinha (51 9818.2274/9961.2926) e Caribe I (51 3481.3783/9848.4566); no portão central do Cais do Porto, o Cisne Branco (51 3224.5222); e da Praia de Ipanema, o barco Travessia (51 3248.2539/9964.9956). Confira também as opções de passeio naútico no Parque de Itapuã.

Os Caminhos Rurais revelam recantos surpreendentes da zona sul. O Caminho é constituído por 30 atrativos abertos à visitação, como cantinas de produtos coloniais e artesanato, restaurantes de culinária caseira e de carnes exóticas, pousadas de estilo rústico, haras, campings à beira do Guaíba, pomares diversos, parreirais de uvas de mesa, produção artesanal de vinho e suco natural, áreas de preservação ambiental, trilhas ecológicas, açudes para pesca e sítio de recreação para crianças. Durante os períodos de colheita da uva, da ameixa e do pêssego confira a programação das festas já tradicionais. A paisagem pode ser apreciada no Santuário Nª Sª Mãe de Deus, no alto morro da Pedra Redonda com vista exuberante de quase 360º da cidade e orla.

Parque Estadual de Itapuã é uma região de rara beleza natural. Localizado em Viamão, no município vizinho entre o Lago Guaíba e a Laguna dos Patos, está a área que abriga espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. É possível agendar trilhas e conhecer belas praias de águas calmas. Os ingressos para o Parque podem ser adquiridos no local ou antecipadamente em Porto Alegre (51 3494.8083). A visita será inesquecível se incluir o passeio de barco que sai da Marina de Itapuã e contorna o Parque. Informações com a agência Farol de Itapuã pelos telefones (51) 3494.1111/9997.5030.

As tradições gaúchas, da culinária às danças estão a sua espera. A gastronomia típica dos pampas pode ser apreciada em restaurantes e Centros de Tradições Gaúchas (CTG). Enquanto você se delicia com o famoso espeto corrido ou o tradicional carreteiro, a cultura gaúcha é apresentada na dança da Chula, dos Facões e das Boleadeiras ao som da música nativista. Confira nas churrascarias Galpão Crioulo (51 3226.8194), São José Grill (51 3362.7422), Roda de Carreta (51 3336.0817) e Vitrine Gaúcha (51 3374.5474). Porto Alegre é reconhecida também pela diversidade de sua gastronomia étnica de padrão internacional. Aproveitando um passeio de barco, confira o peixe na taquara, preparado e servido por pescadores da Ilha da Pintada (51 3211.7593/3211.7927).

Do sofisticado ao popular, o comércio de Porto Alegre oferece qualidade para todos. O Centro é a área de lojas de rua mais tradicional, com destaque para a Rua dos Andradas (da Praia). Entre outros bairros de comércio consagrados estão o Moinhos de Vento, Azenha, Bom Fim e Floresta. Outra opção é a infra-estrutura e os serviços dos 16 shoppings instalados na cidade, como o Praia de Belas, Total, Moinhos e os da Rede Bourbon (Country, Ipiranga e Assis Brasil). Para levar uma lembrança de Porto Alegre, vá ao Mercado Público, ao Mercado do Bom Fim ou a uma das várias lojas de artesanato da cidade.

Teatro, música, dança, artes plásticas e cinema. A vida cultural porto-alegrense é intensa e sintonizada com a atualidade nacional e internacional. Com 63 salas de cinema (o maior número por habitante no país), 32 salas de espetáculos para teatro, dança e shows musicais, cerca de 50 galerias de arte além da programação dos centros culturais, a cidade é cultura o ano inteiro. Na Fundação Iberê Camargo (51 3242.1247) e no Ateliê Vasco Prado (51 3318.5626/9962.4520) confira o acervo das obras desses artistas gaúchos mundialmente conhecidos, agendando visitas guiadas. E se você estiver na capital gaúcha em setembro, não perca a programação do Porto Alegre em Cena. Em novembro, confira a Feira do Livro na Praça da Alfândega, a maior a céu aberto da América Latina.

A noite começa cedo e se estende em várias opções. Comece com um chopp gelado nos bares e restaurantes do Mercado Público ou no Chalé da Praça XV. Amplie suas opções do bairro Moinhos de Vento, com destaque para a Av. Goethe e a área da sofisticada Calçada da Fama, na rua Fernando Gomes. Para encontrar um clima alternativo e espaços descontraídos dirija-se à Cidade Baixa. A noite da capital também é intensa na Zona Sul, onde está o Calçadão de Ipanema com disputados bares e restaurantes. O público GLBTS tem na cidade várias opções em bares, boates e cafés.

 
Para mais informações sobre as dicas oferecidas neste material, procure o SAT – Serviço de Atenção ao Turista – pelo 0800 517686 ou sat@turismo.prefpoa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário